Domingo com duas mortes por Covid em Toledo

Cidade

Domingo com duas mortes por Covid em Toledo

Marcos Antonio, do BrOnline com informações de Assessoria – Toledo soma 59 mortes por coronavírus, mais dois óbitos foram confirmados neste domingo, 27. Um homem de 47 anos de idade, que apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 02 de setembro e testou positivo para o vírus no dia 05. Ele permaneceu internado desde então e morreu no início da tarde deste domingo. O segundo falecimento foi de uma mulher de 77 anos de idade, que apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 05 de setembro e teve o resultado positivo para a Covid-19 confirmado no dia 09. Desde então ela permaneceu internada em leito hospitalar e morreu no começo da tarde deste domingo. Total: 59 mortes por coronavírus (33 homens com idades entre 38 anos a 93 anos e 26 mulheres com idades entre 31 anos a 93 anos). O município de Toledo registra o total de 5.599 casos confirmados do coronavírus desde o início da pandemia. Desses são 4.925 pessoas curadas. No boletim diário deste domingo foram confirmados pela secretaria municipal da Saúde e o COE mais 24 casos e 53 recuperados da Covid-19.

DADOS DA COVID-19

Ao todo 162 pacientes aguardam resultado de teste da Covid-19 pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). Os casos ativos em Toledo são de 615 pessoas que ainda não se recuperaram da Covid-19, (confirmados – recuperados).  São 10.890 notificados (total de casos somando com descartados, em análise e confirmados) e 5.129 foram descartados. 12.083 pessoas fizeram testes rápidos, sendo 2.098 positivos.  

Neste domingo, a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa mais 1.126 casos da Covid no Paraná (total de casos: 173.292) e são mais 14 falecimentos nas últimas 24 horas (total de mortes: 4.315) e ainda 124.562 pessoas estão recuperadas da doença.

LEITOS

Segundo a 20ª Regional da Saúde, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, Ala Covid-19, neste domingo está em (65,79%) nos dois hospitais de referência a Covid na microrregião. A 20ª Regional da Saúde comunica que neste dia 26 de setembro, no Hospital Bom Jesus, em Toledo, a taxa está em (58,33%), 14 dos 24 leitos de UTI estão ocupados. No Hospital Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, dos 14 leitos, 11 se mantêm ocupados (78,57%). Dos 14 leitos de enfermaria, 02 estão ocupados (14,29%). Toledo tem 31 pacientes internados; 21 em leitos de UTI e 10 pessoas em leitos de enfermaria.

 

 

Saúde orienta as igrejas para os cuidados no Dia de Finados

Em virtude da pandemia do coronavírus a secretaria da Saúde de Toledo  convidou representantes de várias igrejas do município para tratar de assuntos relacionados a pandemia e sobre as atividades e celebrações relacionadas ao Dia de Finados, 02 de novembro. 

Na ocasião a equipe técnica da secretaria apresentou o perfil dos casos confirmados da Covid-19 para os líderes religiosos e solucionou algumas dúvidas. Também foram relatadas situações vivenciadas nas comunidades religiosas. 

O tipo de transmissão comunitária, aquele que não é possível identificar qual é necessariamente a origem do contágio, é uma das principais formas de contaminação (46%). Esse e tantos outros dados foram apresentados durante a reunião demonstrando, principalmente, a preocupação com o público idoso com mais de 60 anos. 

Atualmente, apesar de não representar a maior fatia de pessoas contaminadas, o público idoso é o que mais evoluiu para óbitos durante a pandemia. Hoje a média de idade, se considerados os 59 óbitos de Toledo, é de 68,2 anos. 

ENCAMINHAMENTOS

Após debaterem o tema, se chegou ao consenso de que é necessário cuidar do público com mais de 60 anos. As sugestões levantadas foram no sentido de incentivar aquelas pessoas que não abrem mão de visitar o túmulo de familiares nos cemitérios, a utilizar os dias que antecedem o feriado de Finados (02 de novembro) ou os dias seguintes, ao invés de usar apenas o fim de semana, como estratégia para evitar aglomerações. 

 

Galeria de imagens

Fonte: Marcos Antonio - Com Assessorias

Últimas Notícias